quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Acho que o título foi bem claro em relação a esse post de hoje. Então vamos começar?
Primeiro quero falar de algumas novidades no blog.

Primeira novidade: O Blog está de cara nova!
Sim, depois de muita pesquisa e dor de cabeça resolvi mudar um pouco a cara do blog e ainda tenho muitas coisas pra arrumar. Consegui resolver a questão de alguns gadgets que infernizavam e a questão principal que é conseguir responder os comentários de vocês. Brevemente vou arrumar outras coisas no blog, o quero bem dinâmico e atrativo.

Segunda novidade: Aumentarei a frequência dos post no blog.
Esse ponto é essencial pra sobrevivência desse espaço. Quando idealizei o blog pensei em falar sobre cultura em geral (musica, filmes, series, livros, noticias), mas atualmente estou dedicando aos livros. Porém irei implantar nesse final de semana uma nova coluna no blog chamada de “Caderno Musical”. Então, espero que gostem e curtam as dicas musicais (nacionais e internacionais).

Obs: Na questão de filmes vou pensar um pouco já que sou colunista no Viajando com livros justamente na área de filmes.



Terceira é mais importante novidade: O blog tem uma autora parceria!

A autora mais linda e incrivelmente simpática que eu poderia ter apoio: Carina Corá
Biografia:
 Carina Zatti Corá nasceu em Caxias do Sul, RS em 12 de fevereiro de 1993. Escreve contos e peças de teatro há anos. Iniciou o desenvolvimento do livro Memórias Fictícias ainda no Ensino Médio e o concluiu em seu intercâmbio na Dinamarca. Lá criou um blog como diário virtual com dicas para futuros intercambistas. Sempre buscando a escrita, cursa Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde trabalha como bolsista na área de recepção teatral e criação dramatúrgica. Em 2012, a Editora Novo Século proporcionou a oportunidade de publicação do primeiro livro da autora.
Site da Autora: Carina Corá


Como surgiu a vontade de escrever um livro?
Escrevo desde que me lembro. Sempre tinha um papel na mão e um livro na outra! Mas esse livro em especial foi acontecendo, fluindo. Não sei dizer ao certo quando ele iniciou e terminou. O processo durou cerca de um ano.

 Cada livro tem sempre um enredo diferente, um lugar especial onde toda a trama é desenvolvida. Durante o período de produção do livro você chegou a fazer muita pesquisa, sobre a cidade, cultura e etc.?
Gosto de escrever sem um tempo e espaço determinado. Minha pesquisa é muito mais abstrata, trata da sensibilidade humana. Espero um dia conseguir atingir essa efemeridade.

 Sei que publicar um livro não é uma atividade muito fácil, exigem de diversas maneiras. Qual foi a maior dificuldade encontrada?
Eu recebi resposta positiva da primeira editora, a Novo Século. Mas, é muito difícil encontrar alguém que tenha interessa em publicar e divulgar seu trabalho. Eu enfrento muitos problemas na divulgação e distribuição de livros.

 Conheço alguns autores que são totalmente apoiados por seus familiares. Em relação a isso, Você contava ou ainda conta com o apoio da família?
Minha família é maravilhosa. Eles sempre me apoiaram meu lado artístico. Graças a eles, estou cursando Teatro e escrevendo livros.

Quando li pela primeira vez a sinopse do seu livro, tenho que admitir que fiquei fascinado pelo livro. Estou muito ansioso com a leitura. Todo autor busca causar algum impacto no leitor, Esse é o objetivo do seu livro? Digo, Fazer o leitor refletir e rever algumas ideias que ele tem?
Meu objetivo é sempre o leitor, afinal um livro só é realmente um livro quando é lido por alguém. Gostaria de criar um espaço completamente diferente para cada pessoa, acho que consegui. As respostas sobre a história são diferentes para cada leitor. Gosto de instaurar a dúvida, é ela que nos move.

 Qual foi o sentimento que você teve quando viu o fruto de seu trabalho finalizado?
Eu segurei a respiração!

Depois da publicação do seu primeiro, Quais são os próximos projetos? Mais um livro talvez?
Escrevo peças de teatro para uma pesquisa com a qual estou vinculada na universidade. Também escrevo muitos contos. Tenho muitos projetos de publicação, mas vou desenvolvê-los aos poucos. Sem tempo, as histórias não maturam. Busco novas formas e estilos.

Respondendo como leitora

Quais os seus autores preferidos? De alguma forma eles lhe inspiraram durante o processo de criação?

Erico Verissimo, Machado de Assis, Franz Kafka, Lygia Fagundes Telles, Jorge Luis Borges. Tudo o que lemos compõe o que somos. Todos esses autores estão intrínsecos em minha forma de escrever. Em especial Jorge Luis Borges, na obra Ficções.

Uma grande curiosidade, qual foi o ultimo livro lido e o livro que está lendo?
Acabei de ler Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez. Estou lendo a dramaturgia de Samuel Beckett, que trata da angústia humana em relação ao nada. Um livro que pretendo ler agora nas férias é Ulysses, James Joyce.

Muito obrigado por ter lido esse post gigantesco, espero que tenham gostado de todas as novidades que estou trazendo. Não percam de acompanhar o #PotterProjeto, resenha em breve do livro do Paulo Levy e da Carina Corá.


Categories:

2 comentários:

  1. Parabéns pela parceria \o/
    A Carina é um doce, né? Não tem como não se encantar por essa guria :D

    beijos
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ale, Ela é muito gentil e atenciosa isso me fez ficar com mais vontade de conhecer o trabalho dela. Ah' Obrigado pelo parabéns :)

      Excluir